Você já ouviu falar de monodieta?
A monodieta é a utilização de apenas um alimento por um certo período de tempo, podendo ser utilizado como um tratamento.
Constitui-se de uma desintoxicação do organismo tendo como principais objetivos o descanso do sistema digestivo e a queimação das toxinas presentes no trato gastro-intestinal, uma vez que a nossa alimentação diária costuma ter muitas misturas de alimentos que causam fermentação, ou são alimentos de má qualidade, ou muito industrializados. De fato, alimentar-se bem na atualidade é um desafio, pois se você não prepara os próprios alimentos, você não tem a real noção de como aquele alimento foi preparado.
Não podemos ser tão radicais, contudo. Por isso, realizar eventualmente algumas técnicas que promovem limpeza podem ser uma boa ideia.
A monodieta, especificamente, contribuirá para com a reorganização da sua alimentação, ou seja, ajustar a forma como você tem se alimentado como por exemplo, identificar aquelas combinações incompatíveis de alimentos que você vêm fazendo e fazer as correções possíveis.
Os exageros alimentares também são bem comuns, ainda mais com os rodízios de pizzas, pague “X” e consuma à vontade, que não ajudam a equilibrar o impulso por comer. Esses exageros alimentares são um grande mal para o bom funcionamento do aparelho digestivo, urinário, excretor que sobrecarregados não conseguem assimilar da melhor forma os nutrientes. Com a monodieta você permite que o corpo tenha um descanso merecido e se recupere durante o período proposto para esse tipo de dieta.
A monodieta visa também corrigir o consumo de excesso de alimentos industrializados e seus ingredientes de baixo valor nutricional e alto valor calórico o que permite ao organismo, eliminar certas toxinas e se recuperar dos maus hábitos alimentares. Além do mais, a monodieta é ideal para quem deseja fazer jejum e não consegue ou mesmo para preparar o corpo para o jejum.
Alguns dos efeitos conquistados com a monodieta:
É possível que você sinta fraqueza ao longo do dia, enquanto em monodieta, entretanto, quanto maior o desconforto, mais intoxicado o seu corpo está. É importante ficar claro que o objetivo não é sofrer, mas sim limpar o organismo. Há a necessidade de um esforço empregado nesta dieta, todavia não deve ser um sacrifício!
Para fazê-la, organize o seu dia quanto a horários e atividade física, os horários de alimentação serão importantes para que você não sinta fraqueza, bem como não exagere na quantidade de uma só vez. A monodieta não deve ser prolongada por muito tempo, justamente por não suprir com todas as vitaminas, nutrientes necessárias a uma dieta balanceada.
Existem alimentos com poder de cura maior que outros. Procure começar essa experiência com algum alimento que goste muito. A melancia, por exemplo, além de contribuir com a sensação de saciedade é ótima para o sistema urinário.
Agora, faça o seu roteiro, pesquise os alimentos e escolha apenas um para dar um descanso ao seu organismo. Apenas um dia de monodieta é o suficiente para você perceber o impacto sobre o seu corpo físico, mas também emocional e mental. Um dia que poderá transformar a sua maneira de ver a sua própria alimentação, reconstruindo valores e atitudes frente aos alimentos.
Boa aventura!
Anneliese Maia
*
Be the first to comment.