Posted by on 19 de setembro de 2016

 

Nêti: a limpeza das narinasyoga florianopolis

Nêti é o nome de um kriyá úmido e consiste na limpeza das narinas e do seio maxilar com água ou uma sonda especial. No Método DeRose utiliza-se apenas com água.

O Kriyá é um termo sânscrito que significa “atividade” e quando inserido numa prática completa da nossa filosofia prática, consiste no quinto feixe de técnica, cujo significado é “atividade de purificação das mucosas”.

Dentre os objetivos desta técnica, estão:

  • Limpeza dos seios frontais e nasais

  • Eliminação dos detritos acumulados provenientes de poluição, ou mesmo problemas respiratórios e inflamações

  • Redução de alguns problemas de respiração como sinusite, alergia, enxaqueca, gripe, rinite, coriza ou resfriados

A respiração é essencial a vida humana. Conseguiríamos ficar sem nos alimentarmos por muitos dias, mas sem respirar, não passaríamos de minutos. Respirar bem é sinônimo de qualidade de vida e faz uma enorme diferença na nossa vida diária.

yoga floripa

A prática do nêti contribui para o descongestionamento dos seios nasais, por meio de água morna levemente salgada  e serve como um tratamento contra rinites e sinusites, tendo como consequência a melhora significativa da respiração. No caso de tratamentos, esse kriyá pode ser adotado mais de uma vez semana, ou mesmo diariamente, até que haja a redução dos problemas respiratórios.

Para outros usos, tais como hábito de limpeza, alergias menores, ambientes poluídos e urbanizados, ou mesmo para quem permanece constantemente em locais muito fechados, a prática do nêti pode ser constante, porém com um maior intervalo de tempo entre uma vez e outra. Assim, a utilização pode ser semanal, quinzenal, ou mensal, dependendo da necessidade individual.

A forma ideal para a prática do nêti é no período da manhã, já que você terá o resto do dia para continuar eliminando os detritos provenientes da limpeza. Contudo, poderá ser realizado a qualquer momento do dia. Se você tiver sangramentos frequentes ou eventuais, a prática do nêti não é recomendável, neste caso é importante consultar um médico.

Vamos, então, praticar!

  1. Utilize um bule (lôta)

  2. 500ml de água filtrada e morna

  3. 1 colher rasa de sal (sal marinho é o ideal)

  4. Experimentar a água para identificar a temperatura e o sabor

  5. Respirar pela boca

  6. Ao final, realizar kapálabhati* com suavidade para remover a água

  7. Pode repetir o processo em cada narina

*Ver o post que explica sobre o kapálabhati

yoga florianopolisEm alguns casos a utilização de gotinhas de limão junto à água morna salgada poderá produzir a sensação de ainda mais limpeza. Cerca de 20 a 30 gotas são o suficiente. Com a prática consecutiva do nêti, você irá identificar a sua própria tolerância quanto a cada um dos elementos.

Se você não se sentir seguro para realizar por conta própria, busque um profissional que possa lhe ensinar a forma mais correta de execução.

O nêti é uma técnica que produz limpeza com efeitos não só na sua respiração, mas no seu bem estar e qualidade de vida. Viver bem é indispensável para a sua alegria, para bons relacionamentos, para trabalhar bem e viver melhor dia após dia.

 

yoga florianopolis

yoga florianopolis

Swásthya!

Anneliese Maia

Instrutora do Método DeRose Floripa

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*