Posted by on 20 de dezembro de 2018

“Deus vai até a metade do caminho e você tem que fazer a outra metade”
George Harrison

Definitivamente, a minha experiência de vida demonstrou nestes 62 anos, que nada na realidade externa coloca-se contra os nossos sonhos: seja Deus, o diabo ou a sorte.

Considero que o que nos falta é:
• Saber o que realmente queremos,
• Foco no que desejamos,
• Disciplina para persistir até concretizar o que aspiramos.
Estes três ingredientes, associados a clareza de propósitos, possibilita que possamos transpor quaisquer obstáculos, independentemente das dimensões.

O novo ano inicia-se daqui há alguns dias e será muito legal se cada um de nós definir claramente quais as suas metas para 2019.

Uso um sistema, há décadas, que funciona muito bem, e quero compartilhá-lo com você:

1. Defina um único objetivo: existem centenas de experiências que desejamos desfrutar na vida: ficarmos ricos, sermos amados, estarmos sempre saudáveis, sermos respeitados pelas outras pessoas, reconhecidos pelas nossas qualidades, viajarmos para conhecermos lugares novos, ficarmos famosos etc.
Escolha uma única meta para 2019 entre tantos sonhos que você deseja concretizar. Além de nossa mente primata, que se alimenta permanentemente de novidades, ou seja: dispersões, e que lá pelo meio do ano tentará você em trocar de meta, se elegermos muitas metas, nosso foco ficará dividido e nossa vontade, comprometida.

2. Avalie suas competências: uma vez definido o seu objetivo, sente-se e em uma folha em branco, trace um risco no meio da folha dividindo-a em duas áreas distintas. Em um dos lados, anote quais as suas habilidades, talentos inatos que facilitarão a concretização da sua grande meta para o próximo ano.
E no outro lado da página, marque quais as aptidões, capacidades que precisa desenvolver, aprimorar para a consolidação do seu objetivo prioritário em 2019.
A visão clara de nossas fortalezas e fraquezas ajuda muitíssimo para o desenvolvimento do seu projeto.

3. Analise se o que deseja está alinhado com a sua natureza: muitas vezes o que queremos é originado das expectativas dos outros sobre nós, que promove uma pressão contínua e nem sempre desejável.
Por outro lado, como primatas, precisamos do apoio, do reforço do grupo e não pode-mos excluir as perspectivas das outras pessoas.
Equilibrar as necessidades de reconhecimento dos outros com as próprias, individuais, no momento de definir o grande objetivo anual, em minha opinião, são vitais para que não desistamos por conflitos entre ter e ser.

4. Pondere se o seu objetivo é viável. Em quantas ocasiões aspiramos por experimentar eventos e conquistar sonhos que estão, momentaneamente, muito além da nossa realidade, seja pela falta de capacitações quanto por extensão de tempo?
Esta defasagem gera muita frustração. Portanto, considerar todas as dicas anteriores, facilitarão na escolha de uma meta executável, com tendência ao concreto.

5. Coloque o objetivo em sua agenda e o detalhe em etapas, transformando-o em um projeto. Mentalização não é milagre. Mentalização é disciplina. Mentalizar é apenas 10% da tarefa, O restante é trabalho duro, focado, destrinchando seu desejo em um passo-a-passo, colocando nas suas tarefas diárias com um prazo final para cada um das fases. Assim, você verá seu desejo, seu sonho, transformar-se lentamente em realidade palpável.

6. Elabore uma imagem mental, um arquétipo daquilo eu deseja ver realizado. Este modelo mental funciona como um sinal eletromagnético projetado na atmosfera emocional coletiva, formada pela soma das bilhões de modalidades de sentimentos de todas as pessoas do planeta, a procura de receptores compatíveis.
Projete todos os dias, mentalmente esta imagem, associada a uma frase afirmativa compatibilizada com ela. Esta combinação tem o poder de estimular o cérebro a encontrar soluções, desenvolver em você novos talentos, afim de acelerar a consolidação do desejo focado.

Estas 6 ações estratégicas vêm facilitando muito a concretização as minhas mentalizações, ano após ano, há décadas.
Considero que o fato de ser praticante do DeRose Method há mais de 40 anos facilita muito, pelo fato de que este sistema estimula:
• Autoconhecimento, facilitando saber o que queremos e equalizando o ter e o ser;
• Foco, através da reeducação do cérebro,
• Disciplina, por meio de técnicas de autos superação.

Estes três elementos, associados, transformam qualquer Ser Humano de valores comuns em um indivíduo determinado, focado em objetivos que transformem a si e ao mundo que o cerca.

Joris Marengo
Palestrante com mais de 2200 palestra proferidas no Brasil. América Latina e Europa
Escritor com vários livros publicados sobre reeducação de hábitos e qualidade de vida
Reeducador comportamental  pelo DeRose Method desde 1977
Artista plástico com obras expostas na América Latina e Europa

 

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*