Posted by on 14 de abril de 2016

7 AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA FICAR MAIS COMPETITIVO

Você sabia que um modelo novo tem vida de menos de quatro meses e os notebooks, novos modelos surgem a cada 6 meses?

A Era da Informação aponta que o período de vida de um produto (CVP), é cada vez mais curto diante de um mercado é cada vez mais volátil e mutável, e ávido por novidades.

Ou seja, nunca produtos e serviços, pessoas e empresas viveram um mundo tão competitivo.

 

COMPETITIVIDADE 


Método DeRose Florianópolis Yoga Floripa Joris Marengo

Competitividade é capacidade momentânea de deter um produto ou serviço que a sua concorrência ainda não conseguiu copiar.

Mas tenha absoluta certeza que neste momento seus competidores estão investindo tempo e dinheiro para tentar suplanta-lo e gerar um produto melhor e mais barato do que o seu.

Isto explica a mutabilidade do mercado mundial. Um ótimo exemplo é as mudanças que um dos ativos mais importantes no mundo coorporativo, a tomada de boas decisões, sofreu nas últimas décadas.

Até os anos oitenta, as decisões eram maturadas, baseadas em dados quantitativos previsíveis já que um dos princípios fundamentais das tomadas de decisões sempre foi a confiança nos precedentes. Ocorre que hoje muitas situações com que se defrontam os executivos não têm precedentes. Pesquisa feita pela Reuters com mais de 1000 executivos em todo o mundo sobre os desafios nas ações decisórias, apontaram que dois terços dos entrevistados sentiam-se extremamente pressionados para tomarem decisões em prazos muito curtos.

 

PRECISAMOS NOS REINVENTAR

Diante de um mercado de produtos e serviços volátil, de clientes e fornecedores cada vez mais exigentes, no qual o upgrade tecnológico é uma constante, necessitamos reinventar-nos diariamente.

Devemos buscar expertises diários, agregando novas e inovadoras habilidades e talentos, na busca de alta performance, seja em nível dos indivíduos quanto das corporações.

Entre os aspectos a serem expandidos, incluem-se:

  • Polivalência – não podemos mais ser bom em uma única coisa. Não basta uma graduação, por exemplo. Precisamos de uma pós e um MBA. Não é mais suficiente dominar o inglês, mas pelo menos saber negociar em mandarim!

  • Networking – somos uma grande aldeia, global, absurdamente interativa, interligada e interdependente. Expandir nossa rede de relações afetivas e comerciais ampliam novas oportunidades de crescimento. As redes sociais são o caminho irreversível para oferecermos nossos produtos para 7 bilhões de consumidores.

  • Adaptação às mudanças, pois nunca antes a frase “a única coisa permanente no universo é a mudança” foi tão verdadeira. Hoje existem tecnologias neurobiológicas que podem treinar nosso corpo e cérebro para aumentar nossa resiliência. Este é o caminho para a satisfação, conforto, motivação e desempenho.

  • Ajustar-se a Era da Informação, pois ela veio para ficar e mudar a nossa maneira de trabalhar e fazer negócios. O E-commerce no Brasil em 2015 gerou 15 bilhões de reais!

  • Conviver sem stress com modelos organizacionais extremamente flexíveis e mutáveis, pois a revolução da informação mudou radicalmente os formatos das empresas e sua maneira de trabalhar. Adaptar-se é a escolha mais inteligente para gerenciarmos a ansiedade, gerando mais conforto e bem estar.

  • Amoldar-se a equipes e processos extremamente adaptáveis, moduláveis e com expertises diferentes. A convivência com a multidisciplinaridade é a chave para desenvolvermos nosso trabalho sem ansiedade, foco, resultados, continuando a aprender e mantendo nosso cérebro jovem.

  • Relacionar-se confortavelmente com clientes e fornecedores cada vez mais exigentes. Com o transito absurdo de informações compartilhadas, o coeficiente de exigência das empresas e pessoas esgarçou-se, exigindo serviços e produtos mais bem feitos, bonitos, surpreendentes e eficazes.

 

Joris Marengo Método DeRose Floripa

Joris Marengo

Escritor

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*