Posted by on 10 de outubro de 2016

Kapálabhati é nome de um kriyá seco e significa, literalmente, “crânio brilhante”, ou seja, a junção

yoga florianopolis

yoga florianopolis

das palavras kapála – ‘crânio’ e bhati – ‘brilhante’.

O Kriyá é um termo sânscrito que significa “atividade” e quando inserido numa prática completa da nossa filosofia prática, consiste no quinto feixe de técnica, cujo significado é “atividade de purificação das mucosas”.

O kapálabhati consiste na limpeza do cérebro e dos pulmões e também pode ser catalogado como um pránáyáma (técnica respiratória).

A limpeza do cérebro ocorre com a vivência que a prática proporciona, já que aumenta a oxigenação cerebral e produz um estado de maior lucidez e atenção.

A limpeza dos pulmões é ainda mais perceptível, já que você respira mais livremente e com muito mais participação de todo os seus pulmões. A sensação é a de que os pulmões cresceram e, de fato, ocorre uma expansão dos músculos e articulações respiratórias, facilitando a utilização dos seus pulmões.

Existem quatro formas de execução mais comuns. Todos partem de um mesmo princípio, contudo enfatizando resultados específicos, vamos ver:

  1. Kapálabhati

Consiste na técnica propriamente dita no qual, tanto a inspiração, como a expiração, acontecem por ambas as narinas.

A expiração é o momento de maior ênfase, sendo cerca de 1 segundo de uma única expiração rápida, forte, ruidosa, expulsando todo o ar dos pulmões de uma só vez. Deve-se, portanto, manter a boca fechada e utilizar uma forte contração abdominal no ato da exalação, isso tudo, sem contrair a face.

Após a primeira execução, repetir algumas vezes da mesma forma.

  1. Súrya Kapálabhati

    yoga florianopolis

    yoga florianopolis

Neste estilo de execução, o praticante deve utilizar apenas uma narina, tanto na inspiração, quanto na expiração.

Nesta técnica há uma diferença para homens e mulheres. Para as mulheres, trata-se da narina negativa, ou seja, a esquerda. Para os homens, o contrário, trata-se da narina de polaridade positiva, isto é, direita.

O procedimento é o mesmo do item anterior, uma única e forte exalação, porém utilizando apenas uma narina.

  1. Chandra Kapálabhati

Esta limpeza, chandra kapálabhati é a mesma técnica que a do item anterior, entretanto, para as mulheres trata-se da narina de polaridade positiva, isto é, direita, enquanto para os homens é a esquerda.

Repetir o procedimento do súrya kapálabhati, contudo, com a outra narina.

Em ambos os casos, estimula-se uma limpeza ainda maior, já que toda a atenção e força estão direcionadas para uma só narina. Além do mais, como uma narina pode estar em diferente estado de limpeza, é possível identificar aquela narina mais livre ou mais obstruída.

  1. Nadí Shôdhana Kapálabhati

Nesta técnica, utiliza-se a limpeza associada a um respiratório – o respiratório alternado. Consiste numa técnica mais avançada, no qual é possível realizar somente quando dominar as anteriores citadas. Assim, a exigência de concentração e presteza é consideravelmente maior, uma vez que um ciclo do nadí shôdhana kapálabhati inicia-se pela narina esquerda e encerra-se pela mesma, é necessário um fluxo contínuo durante essa prática.

yoga-floripa-meditacaoDessa forma: a) obstrua a narina direita e inspire pela esquerda; b) retenha o ar por poucos segundos para que troque a narina em atividade, obstruindo a esquerda e expirando, em um segundo, fortemente pela narina direita; c) mantenha a narina esquerda obstruída e inspire pela direita, ou seja, pela mesma que expirou; d) retenha o ar por poucos segundos para que troque a narina em atividade, obstruindo a direita e expirando, em um segundo, fortemente pela narina esquerda.

Pronto! Você acaba de finalizar um ciclo, no entanto, mantenha por mais alguns ciclos, sempre começando pela narina esquerda e finalizando por ela.

Você acaba de travar contato com uma técnica milenar de purificação! Tão importante quando hábitos de higiene externos, como tomar banho e escovar os dentes, nossos ancestrais sentiram a necessidade de limpar o corpo por dentro também.

Há uma série de consequência positivas com o hábito de utilizar kriyás, alguns podem ser utilizados diariamente, outros apenas poucas vezes ao ano. O kapálabhati pode ser realizado diariamente, bastando a sua própria percepção para não exagerar.

Experimente utilizá-lo no banho e perceba as pequenas transformações que ocorrem no seu corpo e na sua saúde com a utilização de pequenos e inteligentes hábitos cotidianos.

anne-aulas-de-yoga-florianopolis

Swásthya!

Anneliese Maia

 

Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis Yoga Florianopolis

Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis Meditação Florianópolis  meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis meditacao florianopolis

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*