Posted by on 5 de janeiro de 2018

Antes de começar a praticar o DeRose Method, eu já admirava as técnicas corporais e os demonstradores de coreografia. As posições são surpreendentes, às vezes parecem sobre-humanas. Os praticantes desenvolvem corpos perfeitamente delineados: fortes, porém flexíveis; estáveis, mas com uma mobilidade invejável. Na minha ingenuidade de iniciante, pensava que as aulas iriam simplesmente me proporcionar definição muscular e conforto físico.

derose floripa kakasana sander maurano

Logo no início, conheci o treinamento recomendado pelos instrutores do DeRose Method: 1 minuto de permanência na posição que você deseja (ou precisa) treinar mais. Supondo que, de toda a sequência da prática, você descobre que o seu ponto fraco é o equilíbrio, recomenda-se que você permaneça em uma posição de equilíbrio (com uma das pernas elevadas à frente, por exemplo) por 60 segundos todos os dias, compensando logo em seguida com a outra perna.

Fazendo meros 30 dias desse treinamento básico, você descobre que a estabilidade corporal depende muito mais da sua disciplina do que de qualquer predisposição genética. O mesmo é válido para as técnicas de flexibilidade, de força, de abertura pélvica. Conquistado o 1o minuto de permanência, seguimos na conquista do 2o minuto. A isometria surte os seus efeitos: tônus muscular, resistência física, fortalecimento das articulações.

derose florianopolis

Aquelas posições outrora inatingíveis tornam-se, agora, possíveis. É nesse momento que a mágica acontece! Uma vez que você sublima as instabilidades do corpo, por meio de uma atenção plena sobre as regiões do corpo mais exigidas pelo ásana, você começa a descobrir níveis ainda mais sutis no seu próprio organismo. Nesse ponto, fica evidente a influência dos ritmos respiratórios sobre a sua estabilidade, batimentos cardíacos e temperatura corporal.

Assim foi dado início ao processo de autoconhecimento que cada prática do DeRose Method estimula a partir do corpo físico. E o melhor ainda está por vir. Quando a posição está completa (estável, estética e confortável) e a respiração coordenada, você descobre a importância da atitude interior. Chegamos a real vivência do nível mais mental que o treinamento proporciona. De nada adiantaria manter o corpo firme e deixar a mente dispersa. Com o poder das mentalizações, durante a execução do ásana, a prática se torna muito mais transformadora.

Todo esse processo é gradual e único para cada praticante. A beleza da evolução nas técnicas corporais são as surpresas com as quais você se depara. Áreas do seu corpo nunca antes exploradas, ou muito além do corpo, você descobre como a sua mente funciona diante dos desafios e das quebras de paradigmas. O praticante começa a identificar padrões de pensamento ou emoções latentes durante a execução das técnicas. Complexo como o ser humano é, os insights e aprendizados despertados pela prática são riquíssimos e reveladores.

derose asana natarajasana sander maurano

derose lagoa da conceicao sander maurano

Sander Maurano

DeRose Method Instructor

 

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*