Posted by on 10 de fevereiro de 2019

Quando nossa pesquisa identificou os motivos do estilo de vida descuidado e estressante da maioria dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, principalmente nos ambientes dos hospitais e postos de saúde, facilitou bastante a montagem de um programa focado em ajudá-los, denominado Programa DeRose Method de Qualidade de vida para Profissionais da Saúde.

Separamos o programa em três segmentos de aprimoramento:

  • Melhorando o ajustamento do profissional de saúde à realidade.

Muitas vezes, ao conversar com um aluno, no intuito de ajudá-lo, descobrimos que a sua rotina profissional envolve uma agenda caótica, com muitas tarefas e compromissos em horários irregulares, como é característico no trabalho em hospitais, postos de saúde e clínicas.

Esta realidade, nos fez entender que muitas vezes fica impossível para nós conseguimos ajudar o aluno no sentido da gestão do seu tempo, mas sempre poderemos fortalecer seu psiquismo e corpo, de maneira que ele aumente a resistência e adaptabilidade à sua agenda caótica.

Partindo do pressuposto que, ao fim e ao cabo, felicidade é uma experiência puramente bioquímica, na medida em que proporcionemos ao profissional de saúde, um feixe de técnicas que promovam no seu corpo a substituição de elementos adrenalinizantes, estressantes, por outras substâncias, como hormônios e neurotransmissores que proporcionem bem-estar, alegria de viver, felicidade e conforto, nós estaremos atuando diretamente no sistema nervoso autônomo desse profissional.

Nossas aulas práticas, na escola certificada DeRose Method Gama Deça, são calcadas em técnicas prioritariamente parassimpáticas, liberando uma overdose de substâncias promotoras do bem estar.

Quando o profissional da saúde adere aos nossos programas de alta performance e qualidade de vida, independentemente dos eventos que estejam ocorrendo ao seu redor, ele aumentará sua resistência e a seu ajustamento às situações estressantes como a morte, a dor e a pressão das urgências, inerente a sua atividade profissional, pois ocorre uma mudança no entendimento destas.

  • Aumento da energia e conforto corporal

A combinação de plantões noturnos e prolongados, jornadas de até doze horas de trabalho, rotatividades de turnos, finais de semana e feriados de plantão e sobrecarga física inerente à atividade laboral, aliados ao sedentarismo, predispõe àqueles que trabalham neste segmento, ao cultivo de tensões crônicas, DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), dores musculares e cansaço físico recorrente, resultando, em muitos casos, na síndrome da fadiga crônica.

Os alunos matriculados em nossos horários de aula prática, no DeRose Method Gama Deça, tem a oportunidade de reeducar, remodelar o tônus muscular e a flexibilidade articular por meio de técnicas orgânicas, ou seja, que respeitam os limites do praticante, e por serem isométricas, não estressam a musculatura e as articulações.

Com o passar dos meses, estas estruturas são conduzidas para outro patamar de conforto, liberdade de movimentos e habilidade de identificar situações fisicamente estressantes. Desta maneira, fica muito mais fácil gerenciar eventos desconfortáveis, redirecionando-os para padrões de bem estar físico.

Além disso, nestes horários, as aulas incluem um programa de reeducação e aumento da capacidade respiratória e relaxa-mento consciente, com impacto importante sobre a ansiedade, outro grande inimigo da qualidade de vida no setor profissional da saúde.

  • Coaching evolutivo para avaliação de resultados e necessidades

Os profissionais do DeRose Method Gama Deça, afora a formação específica na metodologia DeRose, tem graduações e mestrados diversos e formação em Life Coaching.

Por isso, incluímos no Programa DeRose Method de Qualidade de vida para Profissionais da Saúde, um coaching evolutivo, no qual podemos, além de uma avaliação criteriosa sobre os resultados obtidos pelo aluno, incluir os conceitos da nossa metodologia, como a reeducação alimentar, a gestão do stress, boas relações humanas, melhoria na comunicação, desenvolvimento de prioridades etc.

Este terceiro elemento, visa fazer o profissional de saúde sentir-se cuidado, ouvido e orientado para outros parâmetros de bem estar, autoconhecimento, autovalorização e motivação.

Prof. Joris Marengo

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*